Igreja do Evangelho Quadrangular  
Página Inicial Agenda Fale Conosco


 
   

Notícias



Anjos, os mensageiros de Deus
01/07/2011 - 12:10
Salmos 56:8 - "Tu contaste as minhas aflições; põe as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas no teu livro?"
Anjos, os mensageiros de Deus
 
Gênesis 18:1-3
1 Depois apareceu o Senhor a Abraão junto aos carvalhos de Manre, estando ele sentado à porta da tenda, no maior calor do dia.
2 Levantando Abraão os olhos, olhou e eis três homens de pé em frente dele. Quando os viu, correu da porta da tenda ao seu encontro, e prostrou-se em terra,
3 E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo.
 
Quem era Abraão?
A longa jornada do povo de Israel se inicia com Abraão.
Abraão foi o primeiro a proclamar que o mundo tem um único Senhor do Universo.
Sem ter tido “ninguém para ensinar-lhe”, Abraão abandonou todos os ensinamentos e tradições de seus pais para seguir uma Voz que o levava ao Deus verdadeiro.
 
Por isto gostaria de comentar um pouco sobre a situação em que, Abraão se encontrava quando Deus apareceu a ele através de três anjos.
 
Note que o texto diz que ele estava assentado na porta da tenda em um momento que numa questão de lógica ele deveria estar dentro da tenda e não fora.
Era meio dia, talvez você não saiba, mas no oriente o calor do meio dia pode chegar a mais de 40º graus.
 
Então eu me pergunto o que Abraão estaria fazendo assentado do lado de fora da tenda?
Penso que Abraão estava atravessando um momento difícil em sua vida, pois deixou toda sua família, sua terra, sua casa, seus amigos, por uma promessa de ser pai, um sonho que ele alimentava com sua esposa, Sara.
 
Mas os dias passavam e nada de filho, nada de cumprir a promessa de ser pai de uma grande nação.
Talvez, em um momento de indagações de Sara, que bem sabemos que a mulher tem a dádiva de muito falar, ela talvez começou a falar, e Abraão por não saber dar respostas, preferiu sair para fora da tenda.
 
Aqui eu aprendo que, é nos momentos mais difíceis que Deus vem ter conosco.
Deus só aparece quando Daniel já estava na cova e não antes, para mostrar que Ele faz até leão jejuar.
Deus só veio quando Sadraque, Mesaque e Abdnego estavam no meio da fornalha, e não antes, para mostrar que Ele sempre está conosco no meio da prova.
               
Então, quando tudo ia mal Abraão sai para fora da tenda talvez para chorar, em um lugar que Sara não estaria, e chorando e clamando ele levanta a cabeça e vê três varões.
 
Mas quem eram estes varões? E o que eles estariam fazendo ali?
Eles eram anjos, mensageiros de Deus. Estes seres são mensageiros de Deus e eles vem para nos servir e nos ajudar a cumprir algumas tarefas.
 
O texto diz que depois que lhe apareceu o Senhor, ao levantar os olhos ele vê três varões. Por que vieram até o Abraão três anjos, sendo que para Agar um anjo, para Daniel um anjo, e para os três jovens na fornalha um anjo, mas para Abraão três anjos, se Deus não faz acepção de pessoas?
 
Bom, vamos entender!

Quando a bíblia fala que Daniel orou a Deus e um anjo chamado Gabriel, sai do céu para trazer a resposta e ele fica retido no mundo espiritual por demônios, vemos que Gabriel não lutou pois ele era mensageiro e não anjo de guerra, então Deus manda que outro anjo, com o nome Miguel, para vir em defesa de Gabriel para o libertar, pois Miguel tinha a função de guerra.
 
E se recordarmos no tanque de Betesda, veremos que de tempo em tempo, um anjo, o qual alguns dizem ser o anjo Rafael, vinha agitar as águas. E assim por diante.
Então compreendi que anjos possuem limitações, e entendi que eles não podem cumprir duas missões, mas um anjo só pode cumprir uma missão por vez.

Então compreendi que havia três missões a serem realizadas na vida de Abraão naquele momento. As quais tinham função primordial em sua vida, e se fazem reveladas agora para cada um de nós nesta mensagem.
 
E gostaria de falar da terceira para a primeira, para que possamos ser surpreendidos na revelação.
 
 
O terceiro anjo e a terceira missão
               
Fazia-se necessário a destruição de duas cidades, chamadas Sodoma e Gomorra, porque os pecados destas cidades eram um risco para a contaminação de um povo que ainda estava para chegar.
 
Se formos para o Gênesis 19:1 veremos que dois anjos, chegaram na casa de Ló para livrá-los da destruição daquelas cidades.
 
Assim como Deus enviou dois anjos na casa de Ló para livrá-lo de seus inimigos e da destruição daquela cidade e para remover todo obstáculo que estava no caminho de seus filhos. Ele, também vai enviar os seus anjos para destruir todos os nossos inimigos, aqueles que procuram nos destruir, nos derrubar, e pisar sobre nós.
 
Eu profetizo que este anjo agora está saindo do céu em direção a sua vida, sua casa, e embainhado de uma espada de fogo.
Ele vai limpar seu caminho, para que as suas vitórias sejam maiores, tão somente continue firme na presença de Deus, não vá desonrar a Deus neste momento, fique firme.
 

O segundo anjo e a segunda missão
               
Quando Abraão recebe o chamado de Deus para deixar sua parentela, ele obedece e arruma tudo, mas uma pessoa diz “deixe-me ir contigo?”
 
Esta pessoa é seu sobrinho, chamado Ló, que sai para a caminhada com Abraão, e devemos entender que para ir com Abraão, era necessário que ele cresse no Deus que Abraão acreditava. Mas depois de alguns problemas, eles se separam de forma amigável e Ló vai habitar nas campinas de Sodoma e Gomorra.
 
Como agora Deus decidiu destruir o obstáculo, o sobrinho de Abraão corria perigo e para que Ló não morresse, era necessário que ele fosse salvo daquele lugar.
 
E Abraão entra na presença de Deus para interceder pelos moradores daquela cidade. Abraão ora dizendo, mas senhor destruirá o justo com o ímpio? Se houver 50 justo na cidade. Mas se houver 30, 20 ou 10 ?
 
Foi onde Deus mandou o anjo na casa de Ló para tira-lo de lá e restituir a Abraão seu sobrinho.
 
Gêneses 19:17-22
17 Então um dos anjos disse a Ló: Agora corra e salve a sua vida! Não olhe para trás, nem pare neste vale. Fuja para a montanha; se não, você vai morrer.
18 Mas Ló respondeu: Senhor, não me obrigue a fazer isso, por favor!
19 O senhor me fez um grande favor e teve pena de mim, salvando a minha vida. Mas a montanha fica muito longe daqui, e a destruição vai me alcançar e acabar comigo antes que eu chegue lá.
20 Está vendo aquela cidadezinha ali? Ela fica perto. Deixe que eu fuja para lá a fim de salvar a minha vida. Veja que é uma cidade bem pequena.
21 Então o anjo disse: Está bem; concordo. Eu não destruirei aquela cidade.
22 Agora vá depressa, pois eu não poderei fazer nada enquanto você não chegar lá.
 
Deus esta mandando um anjo na sua casa para salvar a sua família da destruição final.
 
Deus quer restituir tudo que você perdeu, seja por incapacidade, seja por incompetência, seja pelos ataques do ladrão chamado diabo, seja o que for, se você perseverar na presença de Deus, ele vai cumprir com suas promessas na sua vidas.
 
E eu profetizo que há um vento de restituição vindo ao seu encontro, e tudo que lhe foi roubado Deus quer lhe restitui. E mais, eu profetizo que o segundo anjo já saiu do céu para salvar a sua família e para restituir tudo que é seu e da sua família.
 

O primeiro anjo e a primeira missão
               
Quando Abraão estava assentado na porta da tenda, lhe vêm três varões, três anjos, três mensageiros de Deus a seu encontro.
Dois deles foram para a região de Sodoma e Gomorra para cumprir as outras duas missões que vimos anteriormente.
 
Mas o primeiro anjo não aparece para Ló, pois este já havia cumprido sua missão na porta da tenda de Abraão.
Mas qual era essa missão? Após Abraão ofertar ao Senhor, ele descobre qual era a missão do primeiro anjo. O cumprimento da promessa dita por Deus.
 
Abraão havia recebido a promessa de ser pai, não só de uma grande nação, mas esta promessa também tinha a ver com ter um filho, que com certeza era o sonho de Abraão e Sara.
 
Por isso devemos ter sonhos em nossas vidas, porque Deus é Deus de sonhos, e Ele adora encontrar um coração sonhador.
               
Assim o tempo passa e nada acontece na vida de Abraão, o filho não vem e agora ele e sua esposa eram adiantados em idade.
               
Muitas vezes achamos que Deus esqueceu as promessas feitas a nós. Mas Deus não se esqueceu de Abraão e o primeiro anjo diz para Abraão que dentro de um tempo ele estaria segurando seu filho nos braços.
               
O primeiro anjo foi enviado para lembrar Abraão que Deus é um Deus que cumpre suas promessas.
E assim como ele enviou um anjo na porta da tenda de Abraão, Ele também enviará um anjo em sua casa se creres nesta palavra, e dela tomares posse.
 
O Deus que você serve não brinca de ser Deus, Ele é Deus. Ele é o Senhor que me enviou para lhe dizer que estes três anjos estão deixando o céu para encontrar com você hoje.
Não deixe que o diabo tire você do propósito de Deus para sua vida e família. Continue firme no propósito de servir a Deus, ainda que as coisas estejam um tanto difíceis como estavam para Abraão.
 
Ainda que esteja assentado à porta da tenda. Ainda que o sol do meio dia superaqueça a sua vida. Deus não se esqueceu de você, Ele está trabalhando neste momento, para cumprir as promessas que Ele fez.
 
As promessas que Ele fez! Seus sonhos, seus projetos não estão perdidos.
Muitos de nós chegamos pertos da vitória, ou de uma grande benção muitas vezes, mas não provamos daquilo que Deus quer que provemos, pois quando estamos pertos, quase tocando a benção, então desistimos e precisamos voltar e começar tudo de novo.
 
Vou lhes contar uma história.
               
“Certa mulher serva de Deus, há muitos anos orava por um sonho, o de ter uma casa própria. Os anos passaram e ela já era uma senhora de cabelos brancos, e certo dia decidiu não mais orar pelo seu tão importante projeto, o qual lhe custou noites de oração e joelhos no chão.
 
Então na mesma noite ela dormiu e em sonhos recebeu um recado da parte de Deus. Enquanto dormia viu quando um anjo se aproximou de sua cama e lhe chamou pelo nome.
 
E nas mãos ele tinha uma taça com um líquido transparente. Então ela perguntou ao anjo o que seria aquilo.
 
Neste momento o anjo virou a taça, deixando cair o líquido no chão, e assim ele disse: Esta taça continha suas lágrimas, que a anos eram colhidas pelo seu sonho elas foram derramadas e nenhuma delas se perdeu, e a taça estava quase cheia, para que o preço de seu sonho fosse aceito, porém você desistiu de orar, então elas estão derramadas, e se queres seu sonho terás que encher esta taça novamente. Então aquela mulher acordou do sonho e passou a noite chorando pela misericórdia de Deus.”
 
O final dessa história eu não sei lhe dizer. Se ela teve que encher a taça novamente eu não sei.
Se alcançou a misericórdia de Deus para que não se perdesse suas lágrimas também não sei.
 
Mas de uma coisa eu sei, eu não posso parar de buscar, orar, e pagar o preço que for pelos meus sonhos.
 
Salmos 56:8 - "Tu contaste as minhas aflições; põe as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas no teu livro?"
Apocalipse 7:17 - "E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima."
 
Que Deus te abençoe grandemente.

Pr. Leonardo Elias
Postada em: 01/07/2011 - 12:10
Categoria: Geral
Voltar a Página Anterior
Página Inicial


   
Copyright © 2011 - Igreja do Evangelho Quadrangular - 3ª Região - Uberlândia/MG
Rua Augusto Machado, 175 - Bairro Luizote de Freitas - CEP 38414-298
Todos os Direitos Reservados - http://www.ieq3.com.br
Desenvolvido por DaenSystem