Igreja do Evangelho Quadrangular  
Página Inicial Agenda Fale Conosco


 
   

Notícias



Culto - Domingo - Dia 03/07/11
03/07/2011 - 22:25
"Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre."

Desejos venenosos do coração

1 João 2:16-17
"Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre."
 
Desejo siginifica: Vontade, aspiração, apetite
 
O Salmos 37:4 diz queDeus satisfará os desejos do coração.
Mas a bíblia diz em Jeremias 17:9 que o coração dos homens é perverso e enganoso mais do que todas as coisas, quem o conhecerá?
Em Mateus 15:19 Jesus diz que o coração dos homens é a fonte de onde procedem os maus pensamentos, que são, mortes, adultérios prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

Por isto quero falar sobre três desejos que são venenosos e que estão impregnados no coração humano.
A carta de 1ª João, traz com muita precisão estes três dos desejos perigosos que existem dentro do nosso coração.

1 João 2:16 - "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo."
 

1º Desejo - A concupiscência da carne

Isto é: “os maus desejos da natureza humana”.
Esses desejos da carne são marcados por práticas desvirtuadas em busca de satisfação do apetite sexual. 
Essas “concupiscências da carne” são imoralidades de todas as espécies de perversões que se possa imaginar.

A referência que o versículo 16 faz da concupiscência da carne é a referência de uma vida sexual desregrada e sem limites. A pessoa passa a ser escrava dela mesma.
É como se houvesse um monstro dentro dela, mais forte do que ela, convencendo-a constantemente a continuar satisfazendo seus apetites carnais que não possuem fronteiras.

O desejo pelo prazer carnal, a loucura pelo sexo, é tão desenvolvida hoje, que a Revista Época, divulgou que nos anos 70 a primeira relação sexual ocorria aos 20 anos. E hoje está ocorrendo aos 12 anos.
A revista VEJA constatou que 89% dos jovens brasileiros, irão casar nesta última década, sem serem mais virgens.

E os prejuízos disso são enormes: além da perda da reputação, do pudor e do caráter, perde-se a comunhão com Deus, porque esses desejos desenfreados da natureza humana, são pecaminosos. 
E o pecado, conduz a alma para o inferno! A Bíblia diz em Romanos 8:8 - “Os que vivem de acordo com a sua natureza humana não podem agradar a Deus” .
 
Precisamos tomar cuidado com esse desejo venenoso do nosso coração. E se este desejos estão derrotando você, ouça: Essa situação pode ser mudada por Jesus!

O que você precisa é observar o que Paulo escreveu em 1º Coríntios 6.9-11- "Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis: nem os devassos nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus. E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus."

Não permita que este desejo venenoso pelo prazer da carne, escravize você e arraste sua alma para o inferno.
Há salvação para você, em nome de Jesus!


2º Desejo
- A concupiscência dos olhos

A concupiscência dos olhos é o desejo intenso de adquirir bens materiais, é a ambição de comprar tudo o que se vê, é a ambição de possuir, de adquirir coisas, de acumular coisas. 
Essa ambição de ter as coisas leva a pessoa ambiciosa a fazer bobagens. Como aquele camarada que queria tanto um DVD, que vendeu a televisão prá comprar um. Pode?

Pela cobiça dos olhos a pessoa só contempla as vantagens terrenas, riqueza, fama e prazer, isso é tudo o que ela quer.

1º Timóteo 6:7 - "O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que é que vamos levar do mundo? Nada!

Há pessoas que perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro que ajuntou para recuperar a saúde.

Qual foi o primeiro e grande mandamento de Deus?
Marcos 12.30 -
"Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento."
 
A pessoa que deseja apenas possuir os bens desta vida, ela está incapacitado de amar a Deus, porque os seus olhos estarão voltados somente para as coisas terrenas:
 
Essas pessoas não dizimam, não ofertam, não contribuem na obra de Deus, porque não entendem que o princípio do “daí e ser-vos-á dado”, que Jesus ensinou.

Amados, se você tem esse desejo excessivo por dinheiro, essa ambição de ter coisas, de adquirir coisas e comprar tudo, a Bíblia te diz em 1º Timóteo 6:10 - "Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores".

Certa vez Jesus perguntou aos discípulos: “O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma” Lucas 9:25

A maior riqueza que podemos ter é a presença de Deus na nossa vida.
Deus quer sim, nos prosperar, mas não podemos nos esquecer de Mateus 6:33 que diz: "Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas".
 

3º Desejo - Soberba da vida

A soberba é o desejo de posição, é querer estar acima de todos. E este tem sido um dos piores e mais demorado de todos os males a morrer no homem: o orgulho, o egoísmo.

A pessoa que faz de tudo só para se promover.
Que faz de tudo só para ser elogiada.
Que faz de tudo só para receber parabéns, ela é tão orgulhosa quanto Satanás, e tem se tornado “deus” de si mesma. 
E esse desejo é venenoso e mortífero!

Uma garotinha de dez anos voltou da escola toda agitada. Tinha sido eleita “a menina mais bonita da turma”. Ela ficou mais agitada ainda, quando voltou da escola no dia seguinte. A turma a elegera “a garota mais popular”. Mas aí, alguns dias depois, ela ganhou um terceiro concurso, ela chega em casa um tanto murcha. “Que foi que elegeram você desta vez?”, perguntou sua mãe. “A mais orgulhosa”, disse a menina...

O livro de Provérbios, diz que “O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça”. 

Agora, uma grande virtude em nossas vidas, é quando sentimos que somos o maior de todos os pecadores e o menor de todos os santos.
Quando temos o próximo sempre superior a nós, isto sim, é uma bênção! 
Foi o que Jesus disse em Mateus 5:3: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus”.


Ser “pobre de espírito” significa reconhecer que você não possui em você mesmo qualquer auto-suficiência, mas que depende do poder e do favor de Deus para poder entrar no Reino dos céus.

Portanto, se você é orgulhoso, auto-suficiente, cheio de si mesmo, a Bíblia diz: você não herdará o Reino dos céus.
Mas se você abrir mão do seu orgulho, se você descer do seu pedestal de glória, se você renunciar ao seu ego, e confessar com sua boca: Jesus é o Senhor, o Reino de Deus será seu.


Conclusão


A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, são desejos venenosos, que não provém de Deus, mas do mundo.
Se você fortalecer esses desejos, você será enfraquecido Se você preservar esses desejos venenosos no seu coração, você não vai ser preservado.

Quero concluir lendo o versículos 17: “O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”.

Que Deus nos liberte desses três desejos e que cada um de nós sejamos controlado pelo Espírito Santo.

Rev. Leonardo Elias
 

 


Fotos do Culto





 

 



Veja esta mensagem em vídeo


Postada em: 03/07/2011 - 22:25
Categoria: Geral
Voltar a Página Anterior
Página Inicial


   
Copyright © 2011 - Igreja do Evangelho Quadrangular - 3ª Região - Uberlândia/MG
Rua Augusto Machado, 175 - Bairro Luizote de Freitas - CEP 38414-298
Todos os Direitos Reservados - http://www.ieq3.com.br
Desenvolvido por DaenSystem