Igreja do Evangelho Quadrangular  
Página Inicial Agenda Fale Conosco


 
   

Notícias



A noiva está preparada?
21/05/2011 - 12:55
O noivo já está no lugar da espera pela noiva, o altar já está preparado, tudo está adornado, os convidados já foram chamados, a festa já está preparada, só falta o momento do casamento, MAS A NOIVA NÃO ESTÁ PRONTA !!!
Oséias 1:1 a 3
01 PALAVRA do SENHOR, que foi dirigida a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel.
02 O princípio da palavra do SENHOR por meio de Oséias. Disse, pois, o SENHOR a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do SENHOR.
03 Foi, pois, e tomou a Gômer, filha de Diblaim, e ela concebeu, e lhe deu um filho.
 
O que eu gostaria de tratar é profundo e forte.
Ao ler o texto vemos o Senhor dizer ao profeta Oséias para ele tomar uma mulher e se casar com ela.

Falar de casamento, nos trás lembranças de um momento feliz, pois com certeza este é um dos momentos mais importantes na vida de um casal. Oséias foi escolhido por Deus para levar uma mensagem ao povo através do seu casamento com uma mulher que seria infiel a ele.
 
Como todo homem, Oséias sonhava em  casar e ter filhos. E quando ele ouve a voz de Deus dizendo para ele tomar uma esposa e casar com ela, seu coração se alegra, pois logo lhe vem a mente a linda irmãzinha da tribo de Judá, Issacar, Rubem, ou outra tribo.
Mas Deus diz para que ele se dirigisse a um prostíbulo próximo a sua casa e tirar de lá uma mulher chamada Gômer, que em hebraico significa “que faz por completo”, ou seja, ela era completamente prostituta.

Deus ainda lhe diz que ela lhe seria infiel. Gômer da um filho a Oséias o qual recebeu o nome de Jezreel, que significa “Deus semeia”, e Gômer ainda tem outro dois filhos, mas que não são de Oséias (Lo-Ruama e Lo-Ami).
 
Essa é um pequeno relato da vida de um grande profeta.
 

O casamento no Judaísmo

 
O dia do casamento judaico os noivos passam em jejum, oração, atos de bondade e reflexão espiritual.
A tradição nos diz que neste dia Deus perdoa completamente ambos pelas transgressões cometidas em suas vidas, para que possam começar suas vidas de casados em um estado totalmente puro.
 
Antes das núpcias, a noiva deve imergir nas águas do micvê (que é uma piscina especial de água, com um tamanho específico).
Sua água deve vir de uma fonte natural: chuva ou nascente. Isso é para uma purificação espiritual, sendo que este ato deve ser repetido todos os meses até o dia do casamento.
 
Recomenda-se que nesta data o noivo também se purifique no micvê com este mesmo propósito.
Uma antiga tradição aconselha noiva e noivo a jejuarem no dia de seu casamento, desde o nascer do sol até depois da cerimônia em baixo da Khupá, (nome dado a tenda), comendo a sua primeira refeição juntos no fim da cerimônia nupcial.
Além do jejum, os noivos lêem salmos e oram pelo perdão de Deus.
 
É costume judaico que a noiva dê ao noivo um talit (xale de orações) novo como presente antes do casamento e o noivo presenteia a noiva com um par de castiçais. 

A tradição nos conta que a noiva se prepara e se enfeita para o seu casamento usando um vestido de cor clara, que indica pureza, já que todos os pecados dos noivos são perdoados no dia de seu casamento.
 

No dia do casamento

 
Eu gostaria de deixar o noivo (Oseías) de lado por um momento e juntos olharmos para a noiva, ela tem toda atenção no dia do casamento, por isso ela deve estar impecável.
 
Ela vai para o salão arrumar as unhas, o cabelo. Neste dia ela quase não come, está ansiosa, somente belisca alguma coisa para matar a fome.
 
Depois vem a maquiagem, tudo é tão demorado, mas ela suporta, pois é o dia em que ela estará totalmente se entregando ao noivo.
 
Nessa altura foram infinitas vezes de idas e vindas para experimentar o vestido, que o noivo não pode ver antes do casamento, não por que dá azar, mas para que a surpresa o agrade.
                              
Então chega a hora, tudo está pronto, a noiva está toda produzida, vestido, cabelo, maquiagem, está perfumada e linda, e após tudo conferido a noiva sai para a igreja.
                              
Na igreja o noivo já está a mais de meia hora esperando pacientemente pela amada, pois sabe que valerá a pena.
 
ATENÇÃO:
Eu nunca vi uma noiva esperar o noivo no altar, mas sempre é o noivo que chega primeiro para esperar a noiva e recebê-la no altar.

 

A noiva não está pronta

 
Agora imagine outro lado, o noivo esperando no altar e alguém chega e lhe diz que sua noiva não comparecerá para o casamento, porque ela não conseguiu se preparar. Imagine a decepção do noivo.
                              
E agora como ficará o noivo? Ele passou o dia inteiro ensaiando uma frase de amor, e sonhando com as núpcias, mas agora o mundo está desabando sobre sua cabeça, não é vergonha, mas tristeza.
 
- O que será que aconteceu para que a minha noiva não se aprontasse? Pergunta o noivo.
 

Imprudência


Mateus 25:1-13

1 ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
2 E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
3 As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
4 Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
5 E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
6 Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
7 Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
8 E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
9 Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
11 E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

               
A noiva ainda não está pronta, mas o noivo já está esperando no altar para o casamento. Vamos nos preparar para encontrar o noivo que esta nos esperando no altar.

1) Como noiva de Cristo, precisamos de uma pedicuri e uma manicure para cuidar dos nossos pés e das nossas mãos.
 
A noiva de Cristo precisa de uma pedicura com urgência, pois seus pés se apressam para o que é mau, e procuram lugares longe de Deus. Quando Jesus lavou os pés dos discípulos, e Pedro se recusou o Senhor lhe disse, se eu não lhe lavar os pés tu não terás parte comigo (Mateus 13:5 a 9).
 
Dizem que o pavão chora quando olha para os seus próprios pés, por ser belo e ter pés cascudos. E a própria palavra de Deus nos diz que se teu pé te fizer tropeçar, é melhor cortá-lo, pois eles podem te levar ao inferno (Marcos 9:45).
 
E o que se dizer das mãos, estão roubando a Deus?
Realmente devemos ver como estão os pés e as mãos da noiva, pois o casamento está chegando.
 
2) Como noiva de Cristo, precisamos de um penteado especial.
 
No salão a noiva escolhe o tipo de penteado que usará nos cabelos.
Talvez você não saiba, mas os cabelos são responsáveis por 70% da boa aparência de uma pessoa, e naquele dia todos repararão no penteado que a noiva estará usando.

3) Como noiva de Cristo, precisamos de maquiagem.
 
A maquiagem não é só para embelezar a noiva, ela também esconde algumas imperfeições indesejadas, como pintas, cicatrizes e manchas.
 
Hoje a igreja, que é a noiva do cordeiro, está se maquiando, escondendo seus pecados atrás de uma maquiagem falsa parecendo bela, mas somente com o intuito de esconder o errado.
 
4) Como noiva de Cristo, precisamos de um belo vestido.
 
Este é o quesito mais importante para todos, pois o vestido faz a diferença no contexto do casamento. Você já foi a um casamento onde a noiva se casa de amarelo ou rosa, vermelho, ou azul, não tem graça nenhuma, noiva e branco estão interligados.
 
A noiva está com o vestido manchado, sujo por buscas que não levam a lugar nenhum, manchas de sujeiras e a bíblia diz que o Senhor vem buscar uma noiva imaculada sem manchas (Efésios 5:27).
 

Conclusão

 
O noivo já está no lugar da espera pela noiva. O altar já está preparado, tudo está adornado, os convidados já foram chamados, a festa já está preparada, só falta o momento do casamento, MAS A NOIVA NÃO ESTÁ PRONTA !!!!

“Portanto assim te farei, ó Israel, e porque isso te farei, PREPARA-TE, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.
Amós 4:12

Pense nisto !!!
Postada em: 21/05/2011 - 12:55
Categoria: Geral
Voltar a Página Anterior
Página Inicial


   
Copyright © 2011 - Igreja do Evangelho Quadrangular - 3ª Região - Uberlândia/MG
Rua Augusto Machado, 175 - Bairro Luizote de Freitas - CEP 38414-298
Todos os Direitos Reservados - http://www.ieq3.com.br
Desenvolvido por DaenSystem