Igreja do Evangelho Quadrangular  
Página Inicial Agenda Fale Conosco


 
   

Notícias



A colheita de Deus chegou
21/05/2011 - 13:26
Eu acredito que Deus tem colocado em suas mãos ferramentas para você realizar a sua obra e guerrear contra o inferno, mas como está as suas ferramentas? Enferrujadas, sem corte?

Mateus 9:35
35 E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
36 E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes como ovelhas que não têm pastor. 37 Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros.
38 Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara.

Jesus declara: "Os campos estão maduros, e a colheita é abundante. Está na hora de começar a colheita".

Quando leio essa passagem me pergunto: o quê Jesus viu naquele tempo que O levou a dizer, "A colheita está pronta, está na hora de colher"? Será que Ele viu um despertamento espiritual em Israel? Estaria havendo um avivamento nas sinagogas? Os sacerdotes estavam voltando-se a Deus? Os escribas e fariseus estariam convencidos de culpa diante de Deus? Que prova havia de que a colheita estava madura?

Os evangelhos não revelam muitas evidências, e se revela o oposto.
Jesus era zombado nas sinagogas; os líderes espirituais o rejeitavam a ponto de uma multidão de religiosa tentar lançá-Lo sobre um penhasco. E o próprio Cristo repreendeu algumas cidades de Israel por não se arrependerem diante de Sua mensagem: "Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida, Tiro, Sidom! Ai de ti, Cafarnaum!".

A prova era que a multidão estava aflita e abatida, como ovelhas sem pastor. Foi nesse tempo de grande aflição que Jesus declarou, "Os campos estão maduros, e a colheita é farta".

  • Será que as palavras de Jesus, quanto a uma ceifa madura, se aplicam nos dias de hoje?
  • Onde vemos evidências de que a terra esta pronta para a colheita?
  • As nações estão se arrependendo?
  • Está havendo um grande mover em nossa sociedade?
  • E a igreja está despertando?
  • Os líderes religiosos estão famintos por avivamento?
  • Há um grito por santidade nessa geração?


Não foi nenhuma dessas coisas que tocou Jesus em seu tempo. Antes, Ele foi tocado pela triste situação que via por todos os lados, a ponto de Jesus olhar para Jerusalém e chorar. Suas lágrimas foram pela dureza e cegueira espiritual que Ele viu em Jerusalém.

Na verdade Jesus está nos dando um quadro de como seriam os últimos dias. Ele disse que haveria fome, terremotos, tribulações, falsos profetas e que o amor de muitos esfriaria devido ao crescimento do pecado e da corrupção.

Em meio a essa agitação, ouço as palavras de Jesus: a terra está pronta para a colheita.
Estou convencido de que Jesus está dizendo à igreja: "As pessoas estão prontas para ouvir. Essa é a hora de começar a colher".

Mas não podemos ir para a colheita com uma ferramenta cega sem corte. Quando a ferramenta está cega, o esforço na colheita torna-se desgastante, uma vez que o ceifeiro terá que compensar a falta do corte através da força do seu braço. Em 1 Samuel 13:19-22, a Bíblia fala sobre um assunto interessante dizendo:

“Ora, em toda a terra de Israel nem um ferreiro se achava, porque os filisteus tinham dito: Para que os hebreus não façam espada, nem lança.Pelo que todo o Israel tinha de descer aos filisteus para amolar a relha do seu arado, e a sua enxada, e o seu machado, e a sua foice. Os filisteus cobravam dos israelitas dois terços de um siclo (11,4 gramas de prata) para amolar os fios das relhas e das enxadas e um terço de um siclo para amolar machados e aguilhadas. Vara com ferrão para instigar os bois.Sucedeu que, no dia da peleja, não se achou nem espada, nem lança na mão de nenhum do povo que estava com Saul e com Jônatas; porém se acharam com Saul e com Jônatas, seu filho".

Uma foice que não está afiada perde sua capacidade na hora da colheita.

Israel estava sem ferreiros e a conseqüência disso é que o povo estava vivendo indefeso e oprimido pelo inimigo.
Israel era uma nação agrícola e guerreira. A economia e a subsistência de Israel dependiam das lavouras que eles cultivavam e das guerras contra seus inimigos. E era o ferreiro o encarregado de fazer e dar manutenção nas ferramentas necessárias para serem usadas tanto na agricultura como na guerra. Era o ferreiro que produzia e afiava as enxadas, as relhas, as foices, os machados e as espadas.

O texto de 1 Samuel 13:19-22 descreve um episódio angustiante para Israel, pois em todo o reino de Israel não havia nem um ferreiro sequer. Ora, se não havia ferreiro, não haviam armas, e as que tinham estavam cegas, estavam sem poder de corte. Era tão grave que no dia da batalha, havia apenas duas espadas: uma de Saul e a outra de Jônatas.

Aplicando essa palavra para os nossos dias, não é muito diferente a nossa situação.
Há muitos crentes e igrejas que estão perdendo a guerra e a batalha porque estão sem ferreiros. Às vezes até têm ferramenta, mas sua ferramenta está sem corte ou enferrujada. Se não houver ferreiro na Igreja, as armas ficam enferrujadas e a obra de Deus não prosperará.


Vejamos algumas ferramentas que enferrujam quando não há ferreiro:


1) A espada

No momento em que Israel mais precisava, quando os inimigos estavam atacando e cercando a nação só haviam duas espadas em todo o Israel, e tudo isso por falta de ferreiro. Espada é uma arma de ataque, arma de batalha. É com a espada que atacamos e vencemos o inimigo. A espada é o símbolo da palavra de Deus. “Efésios 6:17  "Tomai a espada do Espírito que é a Palavra de Deus”. Mas infelizmente há muitos crentes com a espada sem corte, cega. Meu irmão, o ferreiro de Deus vai amolar a sua espada enferrujada.
 
2) Foice, enxada e relha

Estas três ferramentas são usadas nas lavouras e quando não há ferreiro elas ficam enferrujadas, cegas, sem corte.
Você já tentou capinar com uma enxada cega, ou roçar com uma foice enferrujada?
Se estas ferramentas estiverem enferrujadas, velhas, as mãos vão doer e serviço nunca ficará pronto.

O que tem de crentes e igrejas com estas ferramentas sem corte não é brincadeira.
E quando a enxada, a relha e a foice estão sem corte, à igreja enche de joio e ervas daninha.
Existem igrejas que estão cheias de joio e ervas daninha; porque está faltando ferreiro para afiar a foice e a enxada, mas onde há ferreiro há foice amolada e não existe heresia.

3) O machado

Se não havia ferreiro então não havia quem amolasse o machado. Este simboliza o poder de Deus, força e unção de Deus.
Há muitos crentes que tem o machado em suas mãos, mas infelizmente deixou este perder o corte e seus golpes não têm nenhum efeito. O machado é o poder de Deus, e se você deixar de levar ao ferreiro ele perde o corte e sem corte você prega e ninguém sente nada, ora, mas não adianta nada.

Mas o ferreiro hoje pode amolar seu machado. Eu acredito que Deus tem colocado em suas mãos ferramentas para você realizar a sua obra e guerrear contra o inferno, mas como está as suas ferramentas? Enferrujadas, sem corte?
Ei! O ferreiro de Deus é o Espírito Santo, se você o tem na sua vida ele irá afiar a sua foice para a colheita.

 
Cinco características de quem toma a foice para a colheita


1) Olhos para a colheita (VISÃO)

João 4:35 - Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa”.

Devemos ter uma visão espiritual da colheita, caso contrário não seremos impactados para trabalharmos.
Muitos crentes se mantêm parados porque não tiveram a visão da colheita.


2) Pés para a colheita

  Romanos 10:15
- “E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!”

J
esus só vai até onde vamos. Precisamos percorrer o campo de colheita por completo.

Mateus 9:35 - “E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades”.


3) Mãos para a colheita

Marcos 4:29 - “E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa”.
A ordem é “toma a tua foice” isto é um encorajamento a cada um de nós a receber essa missão de, assim como Jesus, buscar e salvar o que está perdido.


4) Coração para a colheita

Mateus 9:36 - 
“Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor”.

Compadecer-se é identificar-se com a pessoa e sentir a sua dor como se fosse sua, com um desejo de suprí-la.
Foi esse espírito que fez o Samaritano parar e ajudar aquele desafortunado que estava agonizando na sarjeta.


5) Joelhos para a colheita

Lucas 10:2 - “E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”.

Devemos gerar em oração os ceifeiros da última hora.
Um exército que atenda as demandas da Colheita só será levantado na oração.


Seja um ceifeiro de Deus. Permita que Ele te use para colher os grandes frutos da sua seara.

Postada em: 21/05/2011 - 13:26
Categoria: Geral
Voltar a Página Anterior
Página Inicial


   
Copyright © 2011 - Igreja do Evangelho Quadrangular - 3ª Região - Uberlândia/MG
Rua Augusto Machado, 175 - Bairro Luizote de Freitas - CEP 38414-298
Todos os Direitos Reservados - http://www.ieq3.com.br
Desenvolvido por DaenSystem